Image Map

14 de abril de 2015

Quem é você, Alasca?

O Primeiro Amigo, A Primeira Garota, As Últimas Palavras...

Olá Leitores, a resenha de hoje é sobre o livro

Quem é você, Alasca?
Do mesmo autor de A Culpa é das Estrelas
(Que também tem uma resenha aqui no blog, acompanhe clicando no link Resenha ACEDE)
foto autoral



SINOPSE: 


Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras - E está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa.
Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o
"GRANDE TALVEZ". 
Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "GRANDE TALVEZ".





OPINIÃO (CONTÉM SPOILER):

O enredo é contagiante, prende o leitor junto ao protagonista Miles/Gordo, e a procura pelo grande talvez, viciado em decorar as últimas palavras de pessoas famosas, Miles esta disposto a mudar sua vida, e encarar todos os desafios.
Rapidamente me apaixonei pelo jeito do Coronel, que divide o quarto com o Gordo assim que chega na escola. Confesso que o jeito louco da Alasca me irritou um pouco, mas era cativante todo o seu papel ao redor do Miles.
Assim como quando li ACEDE (tem resenha aqui no blog), já sabia da tragédia que acontece no livro e com quem, mas não como. O que foi bom e superou minhas expectativas, toda a trama, riscos  e desafios adolescentes que muitos de nós já passaram, é fácil identificar na história que é dividida entre antes e depois do fato que marcante, e vai cativando ainda mais. O romance é divertido e tem um jeito nostálgico da época em que a única preocupação era em ter amigos, ser popular, ter uma namorada e tirar boas notas.


No Brasil, várias capas foram lançadas, a última pela editora Intrínseca que comprou os direitos que antes eram da Editora WMF Martins Fontes e lançou essa última e que mais se encaixa com o enredo.


foto da internet


A versão que tenho é a de colecionador a terceira na foto abaixo, em quadrinhos e que gosto bastante. E traz alguns detalhes nos desenhados. Mas as outras são bem fofas, e a versão preta com a flor também está disponível em capa dura.


foto da internet


                                                                                                                foto da internet


AUTOR:


John Green nasceu em 24 de agosto de 1977, em Indiana, Estados Unidos. 
Estudou numa escola no Alabama não muito diferente de Culver Creek, o colégio interno do livro. 

Quem é você, Alasca? é seu primeiro romance. 







2 comentários:

Diane disse...

Ainda não li "Quem é você Alasca " mas pretendo ler :)
Já li "ACEDE" E "Cidades de Papel" e ambas as obras gostei bastante , John Green escreve muito bem ,não é a toa que está tendo esse reconhecimento todo.

http://coisasdediane.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Eu tenho uma enorme vontade de ler algo deste escrito,pelo simples fato de não ter lido nenhuma obra dele. Vejo inúmeras resenhas, falando sobre com críticas positivas me deixando ainda com mais vontade. Este livro com certeza está na minha lista.

Sucesso!

sessentaenovecontossecretos.blogspot.com
[+++++18]