29 de outubro de 2014

DIA NACIONAL DO LIVRO

Olá, 

 29 de Outubro é comemorado o Dia Nacional do Livro, em homenagem a 
Biblioteca Nacional, fundada em 1810.
Foi nesta data que a Biblioteca Real foi transferida para o Rio de Janeiro.

Foto retirada da internet.


Atualmente, a forma de comunicar-se e o formato dos livros mudam constantemente. Antes da tecnologia, não era possível o acesso à livros em e-books, por exemplo. 
Os desenhos eram feitos nas paredes com tinta, como forma de comunicação e de contar história. Ao longo do tempo veio o papiro, que era feito de uma planta transformada em uma espécie de papel, utilizado no Egito Antigo. 
Posteriormente, na Ásia o pergaminho ganha vida, as folhas eram mais resistentes permitindo inclusive a sua costura, o que lembra um pouco o livro físico de hoje em dia. O papel original, que conhecemos veio no Oriente, mais precisamente na China, substituindo o pergaminho. 
Por volta de 1439, Gutenberg criou a prensa tipográfica. As letras eram encaixadas lado a lado, formando o texto desejado. Uma tinta era derramada sobre a placa com as letras e colocadas sob o papel, que logo seria pressionado, permitindo assim a evolução da escrita e de sua distribuição. Até então, os textos eram escritos à mão.
Entre 1930 e 1940 a industria editorial chega ao Brasil. Antes disso os livros eram impressos na Europa, e o primeiro livro publicado em território nacional foi " Marília de Dirceu", escrito por Tomás Antônio Gonzaga. 


Foto tirada na Bienal do Livro em SP deste ano

Desde então o livro tornou-se uma das maiores paixões dos brasileiros, trazendo cultura, educação e informação. Feiras, pontos de venda e troca de livros existem por todo o país. O objeto é solicitado diversas vezes como presente em datas comemorativas, interpretado em roteiros de filmes e séries. 



23 de Abril é comemorado o Dia Internacional do Livro.

Nenhum comentário: