Image Map

17 de março de 2019

A CINCO PASSOS DE VOCÊ


Olá Leitores! 

O Falares Culturais foi convidado pela Paris Filmes, para a pré estreia do filme "A Cinco Passos de Você". O roteiro foi adaptado e já lançado como livro desde novembro de 2018. No Brasil pela Globo Sat.  

Poster do filme. Imagem da Internet


Assista o trailer abaixo:







SINOPSE: 

Aos dezesseis anos de idade, Stella Grant (Haley Lu Richardson) é diferente da maior parte dos adolescentes: devido a uma fibrose cística, ela passa muito tempo no hospital, entre tratamentos e acompanhamento médico. Um dia, conhece Will Newman (Cole Sprouse), garoto que sofre da mesma doença que ela. A atração é imediata, porém os dois são obrigados a manter distância um do outro por questões de saúde. Enquanto Stella pensa em quebrar as regras e se aproximar do garoto da sua vida, Will começa a se rebelar contra o sistema e recusar o rigoroso tratamento.



Cole Sprouse interpreta Will. Imagem da Internet.




OPINIÃO (SEM SPOILER)

Leitores, sim, é muito semelhante ao famoso "A Culpa é das Estrelas"- Do John Green. Até a trilha sonoro é parecida. O que faz os pelos do braço se arrepiarem ao longo de toda trama, que inclui, mortes, dor, tratamentos, cirurgias de última hora, risadas, e aquela sensação de que cada personagem está atuando em cada cena como se fosse a última.  

Clichê? Possível, mas aquele clichê cativante e repleto de carisma. Eu segui firme ao longo da trama, porém não consegui conter as lágrimas nos 30 minutos finais. 

O desempenho dos protagonistas Haley Lu Richardson (de Fragmentado) e Cole Sprouse (de Zack e Cody e Riverdale) te leva para um cenário atual (internet, vídeos, etc) como também atinge o objetivo de fazer com que pensemos na nossa vida como um todo. Ponderando pelos problemas de uma cadeia até os mínimos. Cole perdeu 11 kilos para interpretar o personagem nos cinemas. 

Stella (Haley Lu), vive no hospital com diversos afazeres monitorados por ela mesma onde chega a apresentar semelhanças ao TOC (transtorno obsessivo compulsivo), de forma sútil e engraçada. Já Will (Cole Sprouse), leva a vida repleta de realidade onde a morte é apenas uma observadora esperando para ser convidada a entrar no quarto. 

É claro que, a rotina e entre laços deles muda conforme vão se conhecendo. Uma amizade repleta de amor, empatia, e uma triste distancia de 5 passos que, devido a doença dos dois, não podem se aproximar. Situação essa que deixa um nó na garganta ainda maior. 


Divulgação no Espaço Cinépolis JK em São Paulo. Foto Autoral. 

SOBRE A DOENÇA

Precisamos falar sobre Fibrose Cística, também chamada de mucoviscidose. 
Os personagens já nasceram com a doença que é genética e crônica. Segundo dados do governo, no Brasil o diagnostico chega de uma a cada 10.000 pessoas. 
Não há cura, apenas tratamentos. O problema atinge os sistemas respiratórios e digestórios, caracterizada pela produção de um muco mais espesso que o normal, levando ao acúmulo de bactérias e germes nas vias respiratórias e no pâncreas.  Atualmente é possível receber o diagnostico logo no teste do pezinho, o que ajuda a iniciar uma vida dentro dos padrões necessários para sobreviver com as restrições. 


 Campanha lançada para arrecadar fundos e conscientizar as pessoas sobre o assunto. Foto Autoral


OPINIÃO II (COM SPOILER)

A morte do ator coadjuvante Moises Arias (Poe), chega a ser assustadora. Não era de se esperar e foi tão envolvente que foi difícil não se emocionar. Momento que dá um desfecho diferente para a trama onde você fica apenas esperando qual dos dois será o próximo a morrer. 

O envolvimento do "trio" faz com que todo um quebra cabeça seja acalorado de emoções. Lembrando inclusive da atuação dos profissionais de saúde que possuem bom senso entre o que é humano de sensações e efeitos, ao que pode mesmo com restrições salvar uma ou mais vidas. 

É óbvio que o longa é repleto de justificativas "hollywoodianas". Como o hospital ter disponível garrafas com bebidas alcoólicas. Acesso "fácil" ao telhado e a piscina da unidade. Mas, nada que perca o brilho e o enredo do filme com tudo o que ele quer transmitir ao público. 

A irmã da Stella estar morta foi outro ponto bem "maquiado" durante o filme. A revelação monta o quebra cabeça como deve seguir ao seu final. 
  
Cena do Filme - Imagem da Internet. 


SOBRE O EVENTO:

A Paris Filmes disponibilizou acesso ao evento de um membro com acompanhante na última terça-feira 12/03. O local escolhido foi no Cinépolis JK, localizado na Vila Olímpia em São Paulo. 
A recepção não deixou a desejar, foram distribuídas as senhas de acesso e nas salas, pipoca, água e um pacote com lencinhos para todos, é claro que dali, já sabíamos que a emoção estava por vir. 

Houve ainda sorte de 3 brindes para quem tivesse encontrado um papel embaixo da cadeira de forma aleatória e bem democrática. Acredito que a Paris Filmes atingiu a expectativa de todos e o filme também. 


A Cinco Passos de Você estreia no cinema Nacional nesta quinta-feira 21/03. Recomendo um lencinho e uma água para reabastecer as energias. 


Divulgação do Evento - Espaço JK Cinépolis - Foto Autoral.


A Atriz Klara Castanho estava no local na noite da pré estreia. Foto Autoral


Duração: 1h 56min
Direção: JUSTIN BALDONI
Gêneros: ROMANCE, DRAMA
Nacionalidade: EUA












Um comentário:

Anônimo disse...

Zack e Cody: gêmeos a bordo